Circuito Consciente aborda o Novembro Azul

Este mês, encerramos o Circuito Consciente com a campanha interna Novembro Azul, trazendo a conscientização e o alerta sobre o Câncer de Próstata, segundo mais comum entre os homens.

Na última semana, os nossos colaboradores receberam um algodão doce temático na cor azul e um marcador de livro com indicação de um aplicativo que ajuda a entender, gerenciar e cuidar dos sintomas do Câncer de Próstata, além da indicação do filme – Antes de partir – que conta a história de dois homens em estado terminal que resolvem escrever uma lista de coisas que desejam fazer antes de morrer e uma dica de livro – O Câncer me Curou – onde o autor conta, com bom humor e otimismo, a sua experiência durante o tratamento do câncer.

Como parte da ação, recebemos o Luís Célio Vilaça, de 62 anos, que veio bater um papo sério com os nossos colaboradores. Aos 40 anos, Luís Célio começou a realizar os exames necessários de cuidados com a saúde, incluindo, também, o exame de próstata, recomendado a partir dessa idade.

Alguns acontecimentos fizeram o Luís abandonar os exames com a frequência com que os fazia. No início de 2020, ao retornar com a rotina de exames, foi constatado um aumento na próstata, sendo já encaminhado para avaliação de um urologista. Após a avaliação, Luís teve a confirmação do Câncer de Próstata e que precisaria realizar uma cirurgia para a retirada do tumor. Após a cirurgia e 35 sessões de radioterapia, Luís venceu o câncer.

Atualmente, Luís Célio mantém a rotina de exames, com consulta médica de 3 em 3 meses. Disposto, saudável e com muita alegria, Luís fez questão de compartilhar a sua história de superação com a gente.

O recado deixado por Luís é sobre a importância da prevenção, de vencer o preconceito. Se ele continuasse com a rotina de exames, teria descoberto o câncer ainda no início e o tratamento seria menos ofensivo.

Em sua fase inicial, o Câncer de Próstata tem evolução silenciosa. Muitos homens não apresentam sintomas ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, que inclui dificuldade de urinar e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou noite. Já na fase avançada, o tumor provoca dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada e insuficiência renal.

Procure o seu médico, homem de atitude também se cuida!

#FerramentasMinasul #NovembroAzul #CircuitoConsciente