Agricultor familiar, entenda como inovações tecnológicas podem te ajudar

Quem pratica agricultura familiar no Brasil tem como desafio a identificação de estratégias para produção sustentável por meio de soluções que agreguem valor aos produtos e ampliem sua inserção no mercado. Além disso, precisa perceber tendências de mercado – e se adaptar a elas –  como busca do consumidor pela artesanalidade (slow food) ou pelos aspectos éticos (fair trade), étnicos ou mesmo relacionados apenas com a sustentabilidade do meio ambiente.

Para debater como as inovações tecnológicas podem ajudar o agricultor familiar, a Embrapa (Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária), o IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), a UnB (Universidade de Brasília) e a Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal realizaram o workshop “Estratégias para agricultura familiar: visão de futuro rumo à inovação”.

Conversamos com a pesquisadora da Embrapa, Daniela Bittencourt, sobre como facilitar o acesso às inovações aos produtores rurais e como isso pode colaborar para a inclusão deles no mercado formal. Confira!

Como levar inovação tecnológica para agricultura familiar?

A meu ver, a principal estratégia é estarmos cada vez mais próximos do agricultor familiar. Conhecendo sua realidade e necessidades. Além disso, é importante que a pesquisa, o ensino e a extensão estejam juntas nesse processo e em parceria com o agricultor familiar, estimulando cada vez mais, não somente a adoção de tecnologias, mas também sua profissionalização e capacidade de empreendedorismo.